Para você ser empresário, existe uma palavra que não pode estar no seu dicionário: acomodação. Se você é acomodado prefira ser um funcionário público. O empresário precisa estar sempre a um passo a frente e tentar antever as mudanças no mercado, trazer novas ideias e tendências para sua empresa. Além disso, um empresário precisa entender a instabilidade que ocorre principalmente nos primeiros anos da empresa. Se instabilidade te dá um frio na barriga é melhor mesmo ser funcionário público.
Você nunca conseguirá oferecer tudo o que seu cliente precisa, mas quanto mais soluções você oferecer, mais irá cativar seu cliente, por isso as parcerias são muito importantes, principalmente para micro, pequenas e médias empresas não importando seu segmento.
É importante estar atualizado em relação às leis vigentes do país, assim como entender o básico de contabilidade e finanças. o Sebrae oferece cursos a partir de R$50,00.
4- Tenha um bom contador
Pode ser que você precise pagar mais caro, mas é importante ter um contador que possa lhe auxiliar, notificar mudanças e deixar sua empresa em dia. Faça um acompanhamento severo junto ao seu contador, pois um pequeno deslize poderá colocá-lo em fria com a Receita.
Caso você venha a ter um comércio é muito importante que você estude bem a região onde quer ter sua empresa. Uma pesquisa entre os moradores do bairro é fundamental. Caso seu negócio não esteja diretamente ligado com a região, você deve estudar se o endereço é comercialmente reconhecido pela sua área de atuação.
É importante que você tenha uma logomarca registrada pelo INPI e papelaria básica com sua identidade visual. No caso de comércio o cuidado com a identidade visual vai desde a fachada, decoração, pintura de parede, etc. No início não é necessário ter tudo, pois ao longo do tempo você vai percebendo se realmente existe empatia do público para com aquela marca. Para escritórios no mínimo é necessário ter cartões de visitas.
No começo, errar na divulgação ou simplesmente não divulgar pode ser fator fundamental para a falência. Crie uma ótima estratégia de divulgação e caso tenha dificuldades consulte uma consultoria ou uma agência. Quando sua empresa tiver mais tempo no mercado, a maioria dos clientes poderão vir de indicações, mas nunca deixe de divulgar. Isso é muito importante, pois o fluxo de entrada de novos clientes nunca pode parar.
Dê preferência para montar um negócio em alguma área que goste e que conheça. Não conhecer o que faz poderá te levar a cometer erros graves que poderão te levar à falência.
Tente manter seus impostos em dia, pois cada vez mais a Receita cria artimanhas para pegar os infratores
Nada impede que monte um negócio sozinho, porém com sócios a empresa poderá ”esquentar” mais rápido. Porém, só faça sociedade com alguém REALMENTE de confiança. Existem muitos relatos de pessoas que tiveram problemas com os sócios.
Pedir empréstimos, conhecer produtos que poderão te facilitar a vida são coisas que podem ser fáceis desde que você tenha um bom gerente.
Ter o nome limpo aumentará sua credibilidade no mundo financeiro. Às vezes será necessário pedir um empréstimo e a coisa ficará difícil se você tiver um histórico negativo com os bancos.
Como você chegará ao seu cliente e venderá seus produtos? É importante criar um esquema de atendimento ao seu cliente, pois somente assim você terá um tempo médio de conversão de um prospect em cliente e saberá como atuar frente a quase todas as negociações.
Pode ser através de pesquisa ou um simples questionário de balcão. Ouvir o cliente é fundamental para rever as estratégias da empresa.
Tanto seu escritório ou loja, sua marca, seus produtos e sua estratégia precisam estar em constante renovação. Não fique para trás da concorrência.
Veja o que eles fazem e por onde andam. Tente antecipar seus passos e tente estar sempre à frente. Nem sempre o que seu concorrente faz é realmente o caminho mais certo a seguir, portanto espionar não significa que deva copiar tudo o que ele faz. Seja original!
No começo de uma empresa cada minuto é fundamental. Às vezes você bola uma estratégia que parece maravilhosa mas custa muito dinheiro ou tempo para implementá-la. No começo arrisque com medidas simples e deixe as ideias mais complexas somente quando a empresa estiver estável.
Até fazer seu fluxo de caixa girar é possível que você precise tirar de sua economia o salário de funcionários, aluguel, etc… Por isso é importante começar uma empresa com reserva de dinheiro e sempre que possível manter essa reserva em crescimento.
Antes de montar sua empresa, crie uma planilha com todos os possíveis gastos que terá como: impostos, aluguel, funcionários, luz, água, contador, etc… para não ter surpresas desagradáveis mais à frente.
Não sendo funcionário com INSS garantido, você precisará ter uma fonte de renda garantida em sua melhor idade, por isso é importante ter uma previdência.
Não misture assuntos pessoais com profissionais e organize bem sua agenda. Existem momentos em que o que nos parece mais urgente, não necessariamente é. Sempre é importante apagar incêndios, mas nunca se deve esquecer das atividades que realmente farão diferença no futuro. Seja regrado em suas atividades corriqueiras.
Fonte: Multiplicidades
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MODELO DE POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS
Introdução
Bem-vindo ao site da AC – Associação Comercial e Empresarial de São Joaquim da Barra
A Associação Comercial e Empresarial de São Joaquim da Barra, associação civil sem fins lucrativos, de duração indeterminada, com sede e foro Rua Piauí, nº. 1494, Centro, na cidade de São Joaquim da Barra, Estado de SP, CEP 14600-000, fundada em 21/08/1969, por meio do documento que segue, apresenta sua Política de Privacidade com o objetivo de informar seus associados, bem como todos os cidadãos, usuários, as estratégias por meio das quais esta associação coleta, armazena e trata, os dados pessoais coletados por meio do nosso site institucional. Esta Política de Privacidade e Proteção de Dados aplica-se, a todo e qualquer Usuário (associado ou não) do site e canais de comunicação da Associação Comercial, físicos ou digitais, bem como à coleta e utilização de dados de uso ou dados pessoais informados pelos usuários ou captados pela Associação Comercial através de e-mail, sites de terceiros, cadastros em sites, recursos interativos, aplicativos, linhas de atendimento por telefone, redes sociais como Instagram, Facebook e Linkedin.
A Associação Comercial assegura, por meio da presente Política, que atende a toda a legislação em vigor no que diz respeito à gestão de dados pessoais, bem como dados de uso de seus canais de interação com os usuários, bem como as boas práticas relativas à segurança da informação e confidencialidade de dados. Salienta, ainda, que respeita as preferências do usuário e cumpre rigorosamente as finalidades para as quais os dados pessoais forem coletados.
A Política de Privacidade da Associação Comercial apresenta em seus itens a seguir o detalhamento dos processos de gestão de dados por ela utilizados, atendendo fielmente aos princípios da transparência, finalidade e legítimo interesse. E ressalta o compromisso de atender a todos os pedidos, independentemente de justificativa, dos usuários para a consulta, alteração ou exclusão de dados, ressalvada a legislação pertinente às questões específicas, como por exemplo, a Lei do Cadastro Positivo, Lei 12.414/2011. ATENÇÃO: Ao utilizar o site, fazer download de conteúdo, usar canais e serviços ofertados pela Associação Comercial você reconhece que leu, compreendeu e concorda com os termos desta Política de Privacidade.
O usuário garante e responde pela veracidade, exatidão, vigência e autenticidade de todos os dados fornecidos em nossos canais de comunicação, inclusive os de caráter pessoal e sensíveis nos termos da lei, e se compromete a mantê-los devidamente atualizados. A Associação Comercial não possui qualquer responsabilidade pela informação ou inserção de dados falsos, inverídicos ou fornecidos com inexatidão por clientes, visitantes, terceiros ou usuários dos seus sites/portais ou canais de comunicação, seja os físicos ou digitais. Os termos dessa Política poderão ser alterados a qualquer momento, a critério da ENTIDADE. Nesse sentido, recomenda-se ao usuário a sua verificação periódica. Para esclarecimento de quaisquer dúvidas relacionadas aos termos dessa Política ou ao processamento e tratamento dos seus dados pessoais, entre em contato conosco por meio dos dados informados no item VI desta Política de Privacidade.
I. Quais informações a Associação Comercial utiliza e para qual finalidade?
II. Legal para tratamento dos seus dados pessoais
A Associação Comercial poderá realizar o tratamento dos seus dados de uso e dados pessoais por prazo indeterminado, de acordo com a legislação brasileira vigente, com o seu consentimento livre, expresso e informado, para as finalidades descritas no item I dessa política. Seu consentimento será dado através da leitura e concordância dessa Política de Privacidade. Podemos ainda realizar o tratamento dos seus dados e divulgá-los, nos termos da lei, para as finalidades abaixo descritas:
Quando houver o tratamento de dados pessoais dos usuários, será considerada a finalidade, a boa-fé e o interesse público que justifica a disponibilização dos dados.
Será dispensado o seu consentimento para o tratamento de dados tornados manifestamente públicos por você mesmo, quando você os disponibiliza, por exemplo, em redes sociais abertas ou outros canais de comunicação de acesso público tais como junta comercial, receita federal e outros.
III. Do Controlador, Operador e Encarregado pelo Tratamento
A Associação Comercial é atualmente a controladora e a operadora responsável pelas decisões referentes ao tratamento dos seus dados pessoais. Eventualmente a Associação Comercial poderá utilizar empresas contratadas ou prestadoras de serviços para atuar como operadores, a fim de realizar as operações de tratamento de dados pessoais em nome desta, nos termos da lei vigente.
IV. Quais Informações Compartilhamos
A Associação Comercial poderá compartilhar com terceiros dados não pessoais, tais como estatísticas agregadas do usuário, dados demográficos e dados de uso. Podemos também compartilhar seus dados pessoais nas seguintes circunstâncias: a terceiros que prestam serviços em nosso nome visando cumprir as finalidades descritas nessa política de privacidade ou para disponibilizar recursos, serviços e materiais aos usuários.
Podemos ainda compartilhar seus dados pessoais ou dados de uso com terceiros que desempenham funções em nosso nome (ou em nome dos nossos parceiros de negócios), como empresas ou indivíduos que: hospedam ou operam nossos sites, analisam dados, fornecem atendimento ao cliente, enviam por correio amostras de produtos ou gerenciam pagamentos; anunciantes; patrocinadores ou terceiros que participam ou administram nossos canais e fornecem serviços de marketing, publicidade e comunicação. Ao compartilhar seus dados pessoais com terceiros, a Associação Comercial exige a observação dessa política de privacidade, bem como o cumprimento de acordos de confidencialidade celebrado entre as Partes e da legislação sobre segurança da informação.
Se você concordar em compartilhar seus dados pessoais, eventualmente eles poderão ser divulgados a terceiros e os dados pessoais que você divulgar estarão sujeitos à política de privacidade desse terceiro. Seus dados pessoais também podem ser usados por nós ou compartilhados com nossos sindicatos filiados, empresas parceiras e entidades parceiras para os fins descritos nessa política.
Você pode opinar sobre a utilização e compartilhamento dos seus dados a qualquer momento, podendo requerer informações, atualizações ou a eliminação desses dados, bem como escolher a abstenção em utilizar e compartilhar os seus dados pessoais (sejam coletados on-line ou off-line) com terceiros para fins de marketing e publicidade.
V. Informações que recebemos de terceiros
A Associação Comercial também pode receber seus dados pessoais ou dados de uso, por meio de terceiros, parceiros, contratados e outros. Se você estiver em outro site ou aplicativo, por exemplo, e optar por informar seus dados, inclusive pessoais, você estará permitindo a coleta e o compartilhamento (ou o terceiro, a coletar e compartilhar) informações sobre você.
Também é possível que nós utilizemos os dados de terceiros para complementar os dados pessoais que coletamos sobre você por meio dos nossos canais de comunicação ou vice-versa, a fim de aumentar a nossa performance e melhor atendê-lo, personalizando o nosso conteúdo visando oferecer oportunidades para aquisição de produtos ou serviços de interesse. É possível ainda que nós façamos combinações dos dados pessoais que recebemos destes terceiros com os dados que nós coletamos em nossos canais.
Nesses casos, vamos aplicar esta política a quaisquer dados pessoais recebidos, a menos que seja divulgado alguma política específica para essa finalidade.
VI. Acesso aos dados pessoais e suas escolhas
Você pode sempre ter acesso aos seus dados, solicitar informações, correções ou atualizações, bem como optar pela exclusão destes do nosso banco de dados ou ainda optar por não compartilhar seus dados pessoais com terceiros; não permitir que nós utilizemos seus dados pessoais para enviar informações ou ofertas, ou por não receber informativos, mensagens de e-mail e outros comunicados: (i) enviando um e-mail para contato@acisjb.com.br; (ii) entrando em contato conosco por correspondência remetida à Rua Piauí, nº. 1494 – Centro – São Joaquim da Barra / SP CEP. 14600-000).
A Associação Comercial analisará seu pedido no prazo de até 20 dias uteis contados da data do recebimento do requerimento. A fim de proteger sua identidade algumas medidas de segurança poderão ser adotadas nesse caso tais como a solicitação de uma senha e informações que possam identificar o usuário, antes de conceder acesso aos seus dados pessoais.
Em virtude de manutenções e atualizações de registro periódicas, é possível que certos dados ou registros que contenham dados pessoais enviados por você sejam eliminados. Não temos a obrigação legal de armazenar esses dados por tempo indeterminado. Portanto, nos isentamos de qualquer responsabilidade decorrente ou relacionada à destruição desses dados pessoais.
VII. Publicidade: Inclusão e Exclusão de Dados
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IX. Como Protegemos os seus Dados Pessoais
A Associação Comercial observa a legislação em vigor no país sobre a proteção de dados e privacidade e respeitamos a confidencialidade dos dados pessoais fornecidos pelos usuários, observando todas as regras de boas práticas e sigilo de dados.
A Associação Comercial mantém registros de todas as operações de tratamento de dados pessoais que realiza. A identificação dos usuários é exclusiva e o acesso aos dados pessoais é segmentado das demais informações do banco de dados.
A Associação Comercial, em nenhuma hipótese, comercializa, cede ou compartilha seus registros de estatística, de auditoria, ou de recebimento de correio eletrônico, para quaisquer instituições públicas ou privadas. Os registros são acessados apenas pelos administradores de sistemas, responsáveis diretos pelos processos de auditoria, segurança e estatística.
X. Consentimento Específico para o Compartilhamento e Transferência de Dados
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XII. Resolução de Disputas
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