Em 1969, aconteceu O milésimo gol do Pelé, o homem pisou na lua pela primeira vez, o último show dos Beatles, o primeiro implante de coração artificial do mundo e assim como esses marcos nascia a ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E EMPREASARIAL DE SÃO JOAQUIM DA BARRA, mas antes de tudo é preciso entender como é formada e para que ela serve.
Uma associação comercial é um órgão sem fins lucrativos, formada por entidades empresariais, jurídicas de qualquer setor econômico. Visa, entre outras coisas, contribuir, através dos benefícios e serviços prestados a seus membros, com o crescimento e desenvolvimento de seus associados em relação à qualidade e à responsabilidade social.
Além disso, a Associação Comercial deve servir o princípio de proteção de seus associados, uma vez imersos na alta especulação e flexibilidade do mercado. Também deve facilitar o processo de competitividade das empresas filiadas.
As associações comerciais não contam com contribuições fiscais, tornando-se necessário o uso das próprias receitas adquiridas de mensalidades e serviços dos integrantes.
Dentro deste contexto, a Associação comercial de São Joaquim da Barra é a grande responsável por uma série de eventos nestes 50 anos, projetando o comércio local como centro de referência de toda a região e contribuindo para seu desenvolvimento socioeconômico.
O PRINCÍPIO
No mesmo ano em que São Joaquim da Barra completou 71 anos em 1969, um grupo formando por empresários sentiu a necessidade de uma instituição para fomentar e ao mesmo tempo proteger o comércio local. Esse grupo reuniu em 14 de agosto de 1969, porém, teve sua fundação oficial uma semana depois, em reunião histórica realizada no Tênis Clube, conforme a primeira ata registrada nos livros da instituição, de 21 de agosto. Foi então definida oficialmente a diretoria e a Ata de Assembleia Geral de Fundação, que viria a se tornar a base principal de funcionamento para os próximos anos. Na ocasião, também foi votado e estabelecido o Estatuto Social da Associação Comercial e Empresarial.
A diretoria foi assim constituída: Presidente: Edvaldo Leonello , 1º Vice Presidente: José Carlos Mauad, 2º Vice Presidente: Geraldo Tolotti , 1º Secretário: Gedeon Vicente Nobre, 2º Secretário: Ênio Baptistussi, 1º Tesoureiro: José Pedro Ferreira , 2º Tesoureiro Guerino Benedetti.
Nesta primeira reunião consta na Ata a presença do então prefeito Lair Louveran Deienno.
UM GRANDE SALTO
A ACE seguiu sem muitas modificações funcionando à rua São Paulo durante muitos anos, e só em 2016, na administração de Carlos Takatomo Harada, após 47 anos a instituição deu um grande salto, ganhando finalmente um prédio próprio que foi inaugurado em 31/03.
Situado à rua Piauí 1494, em amplo espaço e melhor estruturado, era um sonho almejado há muitos anos pelos integrantes da Associação. Atualmente a diretoria é eleita à cada dois anos; os números de associados e novos parceiros aumentaram proporcionalmente e também os benefícios concedidos pela associação.
Hoje a ACE é dirigida pelo então presidente Ricardo Akira Harada, eleito em 2016 e reeleito para o biênio 2018/2020; pelo 1º Vice, Carlos Takatomo Harada; 2º Vice, Antônio Carlos Alves; 1º e 2º Tesoureiros, Gilberto Pedersoli e Hélio Dos Santos Covas; 1º e 2º Secretários, Donizete Alves de Araújo e Vladimir Vandique Souza.
CAMPANHAS
Para fomentar o comércio local uma das principais campanhas institucionais em que a Associação Comercial idealizou foi MORRO AQUI, COMPRO AQUI, que surgiu em 2014 com o principal objetivo de valorização, fortalecimento e desenvolvimento do nosso comercio, expondo a importância da população comprar em nossa cidade.
A ACE idealiza campanhas solidarias, colocando em pratica a responsabilidade social em prol de famílias carentes de nossa cidade, como as campanhas Natal Solidário onde foi arrecado alimentos em vários pontos comerciais e distribuido para o Fundo Social de Solidariedade, outra campanha que teve grandes resultado em que Associação se mobilizou e arrecadou materiais de higiene pessoal e limpeza para o Asilo José Olintho Fortes.
Anualmente a Associação Comercial realiza campanhas promocionais onde são sorteados vários prêmios, em suas principais datas do ano, Dia das Mães e Natal, campanhas essas que são esperadas no comercio para estimular o aquecimento das vendas com oportunidades diferenciadas e assim movimentar o comercio local.
REGULAMENTAÇÃO DE FEIRAS ITINERANTES
Cumprindo os princípios das associações comerciais de proteger e orientar seus associados da alta especulação do mercado, a instituição foi grande protagonista na regulamentação dos feirantes temporários em São Joaquim da Barra. Desde 2014, feirantes passaram a ter uma série de obrigações relacionadas à documentação, segurança, instalação e organização, segurados pela Lei nº 424/2014. Através do ex presidente Carlos Takatomo Harada, apresentou ao Prefeito de São Joaquim da Barra, Marcelo de Paula Mian, sugestões pertinentes ao aperfeiçoamento da legislação e regulamentação das feiras.
“A aprovação do Projeto de Lei demostrou o compromisso do poder Executivo e Legislativo Municipal com a valorização da economia local. A ACE entende que o princípio constitucional da livre iniciativa não pode ser usado como argumento para incentivar a prática de atividades que não sigam a legislação em vigor”, explicou o ex presidente da época.
Ainda de acordo com a Associação, a implantação da lei é de extrema importância para a proteção e segurança dos consumidores, além de trazer tranquilidade para os lojistas. “Esse tipo de feira é nociva para a nossa cidade, pois ela não gera empregos, não gera renda, não gera arrecadação ao município.
SEMANA ELEITORAL
Pela primeira vez na historia aconteceu na sede Associação Comercial a Semana Eleitoral, este evento contou com a presença dos prés candidatos a prefeito pela cidade e empresários associados a ACE, foi abordados assuntos do futuro de nossa cidade como projetos que atraem empresas, além da consolidação das que já existem, o debate teve como pontos principais a abertura do escritório do SEBRAE, Distrito Industrial, qualificação de mão de obra, geração de emprego e renda, criação de cursos superiores , enchentes invadindo lojas , a falta de água e o funcionamento da área azul.
A apresentação dos candidatos foram de altíssimo nível respondendo todas as perguntas na área de investimentos, geração de empregos, soluções de problemas vivenciados pelos empresários.
PROGRAMA “TEMOS VAGAS PARA VOCÊ”
Nesse tempo de desemprego a Associação Comercial desenvolveu o programa “Temos Vagas para Você” entre a ACE e o empresário, um canal de divulgação eficiente que faz a ligação do empregador com o cidadão.
Um estudo realizado pela ACE revelou grandes dificuldades encontradas pelas empresas que contratam e pelos profissionais que procuram emprego.
O Projeto já encaminhou diversos profissionais e conta com divulgações frequentes e semanais nas redes sociais da ACE, no “Quadro de Empregos” fixado na sede da Associação, facilitando assim o acesso aos candidatos que transitam pelo Centro de nossa cidade.
Para participar das seleções do “Temos Vagas para Você” basta acompanhar em nossa rede social ou visualizar no mural da ACE, onde constam as vagas em abertos de emprego solicitada pela empresa, o candidato assim poderá encaminhar seu currículo com a vaga discriminada até a sede da Associação Comercial.
50 ANOS DE PROGRESSO
A ACE vem passando por muitos processos de reestruturação e de mudanças, não só da marca, das instalações ou do prédio, mas também da forma de representar a nossa classe. Estamos sempre atentos a novas possibilidades de auxiliar o desenvolvimento da cidade. Adaptando uma frase do discurso de posse do presidente John F. Kennedy em janeiro de 61, no Capitólio, podemos dizer: “Empresários de nossa cidade, não perguntem o que a Associação Comercial e Empresarial de São Joaquim da Barra fará por vocês, mas o que juntos podemos fazer pelo desenvolvimento e pelo crescimento da nossa cidade”, Associação Comercial de São Joaquim da Barra a 50 anos promovendo o Associativismo, que numa visão empresarial se traduz em ferramenta de cooperação entre as organizações, formação de parcerias e fortalecimento o seguimento empresarial.
MODELO DE POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS
Introdução
Bem-vindo ao site da AC – Associação Comercial e Empresarial de São Joaquim da Barra
A Associação Comercial e Empresarial de São Joaquim da Barra, associação civil sem fins lucrativos, de duração indeterminada, com sede e foro Rua Piauí, nº. 1494, Centro, na cidade de São Joaquim da Barra, Estado de SP, CEP 14600-000, fundada em 21/08/1969, por meio do documento que segue, apresenta sua Política de Privacidade com o objetivo de informar seus associados, bem como todos os cidadãos, usuários, as estratégias por meio das quais esta associação coleta, armazena e trata, os dados pessoais coletados por meio do nosso site institucional. Esta Política de Privacidade e Proteção de Dados aplica-se, a todo e qualquer Usuário (associado ou não) do site e canais de comunicação da Associação Comercial, físicos ou digitais, bem como à coleta e utilização de dados de uso ou dados pessoais informados pelos usuários ou captados pela Associação Comercial através de e-mail, sites de terceiros, cadastros em sites, recursos interativos, aplicativos, linhas de atendimento por telefone, redes sociais como Instagram, Facebook e Linkedin.
A Associação Comercial assegura, por meio da presente Política, que atende a toda a legislação em vigor no que diz respeito à gestão de dados pessoais, bem como dados de uso de seus canais de interação com os usuários, bem como as boas práticas relativas à segurança da informação e confidencialidade de dados. Salienta, ainda, que respeita as preferências do usuário e cumpre rigorosamente as finalidades para as quais os dados pessoais forem coletados.
A Política de Privacidade da Associação Comercial apresenta em seus itens a seguir o detalhamento dos processos de gestão de dados por ela utilizados, atendendo fielmente aos princípios da transparência, finalidade e legítimo interesse. E ressalta o compromisso de atender a todos os pedidos, independentemente de justificativa, dos usuários para a consulta, alteração ou exclusão de dados, ressalvada a legislação pertinente às questões específicas, como por exemplo, a Lei do Cadastro Positivo, Lei 12.414/2011. ATENÇÃO: Ao utilizar o site, fazer download de conteúdo, usar canais e serviços ofertados pela Associação Comercial você reconhece que leu, compreendeu e concorda com os termos desta Política de Privacidade.
O usuário garante e responde pela veracidade, exatidão, vigência e autenticidade de todos os dados fornecidos em nossos canais de comunicação, inclusive os de caráter pessoal e sensíveis nos termos da lei, e se compromete a mantê-los devidamente atualizados. A Associação Comercial não possui qualquer responsabilidade pela informação ou inserção de dados falsos, inverídicos ou fornecidos com inexatidão por clientes, visitantes, terceiros ou usuários dos seus sites/portais ou canais de comunicação, seja os físicos ou digitais. Os termos dessa Política poderão ser alterados a qualquer momento, a critério da ENTIDADE. Nesse sentido, recomenda-se ao usuário a sua verificação periódica. Para esclarecimento de quaisquer dúvidas relacionadas aos termos dessa Política ou ao processamento e tratamento dos seus dados pessoais, entre em contato conosco por meio dos dados informados no item VI desta Política de Privacidade.
I. Quais informações a Associação Comercial utiliza e para qual finalidade?
II. Legal para tratamento dos seus dados pessoais
A Associação Comercial poderá realizar o tratamento dos seus dados de uso e dados pessoais por prazo indeterminado, de acordo com a legislação brasileira vigente, com o seu consentimento livre, expresso e informado, para as finalidades descritas no item I dessa política. Seu consentimento será dado através da leitura e concordância dessa Política de Privacidade. Podemos ainda realizar o tratamento dos seus dados e divulgá-los, nos termos da lei, para as finalidades abaixo descritas:
Quando houver o tratamento de dados pessoais dos usuários, será considerada a finalidade, a boa-fé e o interesse público que justifica a disponibilização dos dados.
Será dispensado o seu consentimento para o tratamento de dados tornados manifestamente públicos por você mesmo, quando você os disponibiliza, por exemplo, em redes sociais abertas ou outros canais de comunicação de acesso público tais como junta comercial, receita federal e outros.
III. Do Controlador, Operador e Encarregado pelo Tratamento
A Associação Comercial é atualmente a controladora e a operadora responsável pelas decisões referentes ao tratamento dos seus dados pessoais. Eventualmente a Associação Comercial poderá utilizar empresas contratadas ou prestadoras de serviços para atuar como operadores, a fim de realizar as operações de tratamento de dados pessoais em nome desta, nos termos da lei vigente.
IV. Quais Informações Compartilhamos
A Associação Comercial poderá compartilhar com terceiros dados não pessoais, tais como estatísticas agregadas do usuário, dados demográficos e dados de uso. Podemos também compartilhar seus dados pessoais nas seguintes circunstâncias: a terceiros que prestam serviços em nosso nome visando cumprir as finalidades descritas nessa política de privacidade ou para disponibilizar recursos, serviços e materiais aos usuários.
Podemos ainda compartilhar seus dados pessoais ou dados de uso com terceiros que desempenham funções em nosso nome (ou em nome dos nossos parceiros de negócios), como empresas ou indivíduos que: hospedam ou operam nossos sites, analisam dados, fornecem atendimento ao cliente, enviam por correio amostras de produtos ou gerenciam pagamentos; anunciantes; patrocinadores ou terceiros que participam ou administram nossos canais e fornecem serviços de marketing, publicidade e comunicação. Ao compartilhar seus dados pessoais com terceiros, a Associação Comercial exige a observação dessa política de privacidade, bem como o cumprimento de acordos de confidencialidade celebrado entre as Partes e da legislação sobre segurança da informação.
Se você concordar em compartilhar seus dados pessoais, eventualmente eles poderão ser divulgados a terceiros e os dados pessoais que você divulgar estarão sujeitos à política de privacidade desse terceiro. Seus dados pessoais também podem ser usados por nós ou compartilhados com nossos sindicatos filiados, empresas parceiras e entidades parceiras para os fins descritos nessa política.
Você pode opinar sobre a utilização e compartilhamento dos seus dados a qualquer momento, podendo requerer informações, atualizações ou a eliminação desses dados, bem como escolher a abstenção em utilizar e compartilhar os seus dados pessoais (sejam coletados on-line ou off-line) com terceiros para fins de marketing e publicidade.
V. Informações que recebemos de terceiros
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Nesses casos, vamos aplicar esta política a quaisquer dados pessoais recebidos, a menos que seja divulgado alguma política específica para essa finalidade.
VI. Acesso aos dados pessoais e suas escolhas
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A Associação Comercial analisará seu pedido no prazo de até 20 dias uteis contados da data do recebimento do requerimento. A fim de proteger sua identidade algumas medidas de segurança poderão ser adotadas nesse caso tais como a solicitação de uma senha e informações que possam identificar o usuário, antes de conceder acesso aos seus dados pessoais.
Em virtude de manutenções e atualizações de registro periódicas, é possível que certos dados ou registros que contenham dados pessoais enviados por você sejam eliminados. Não temos a obrigação legal de armazenar esses dados por tempo indeterminado. Portanto, nos isentamos de qualquer responsabilidade decorrente ou relacionada à destruição desses dados pessoais.
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XII. Resolução de Disputas
Qualquer controvérsia, litígio ou conflito decorrente da interpretação, cumprimento ou execução, ou ainda, em conexão com a presente Política, será resolvido no Fórum da Comarca da CIDADE-ESTADO.